Ao longo do Séc. XX a ilha do Faial foi repetidamente atingida por sismos destruidores. Os sismos de 5 de Abril e de 26 de Agosto de 1926, a crise sísmica de 12 e 13 de Maio de 1958, o sismo de 23 de Novembro de 1973, e o de 9 de Julho de 1998, todos foram causadores de elevados danos materiais no património edificado, evidenciando a elevada vulnerabilidade sísmica da construção tradicional (daqui).
O NRP ''Brava'', esteve lá ...
1973 - Crise sísmica no Pico e Faial
A partir de 11 de Outubro começaram a ser sentidos numerosos sismos nas ilhas do Pico, Faial e S. Jorge, com particular destaque para a freguesia de S. Mateus e o lugar da Terra do Pão, na ilha do Pico. A 23 de Novembro, pelas 12h 36m., registou-se um violento sismo (grau 7/8 da escala Wood-Neumann) com epicentro próximo a Santo António, no Pico. O sismo provocou graves danos, com muitas casas parcialmente destruídas, muros caídos e estradas obstruídas, nas freguesias de Bandeiras, Santa Luzia, St. António e S. Roque, na costa norte do Pico, na freguesia de S. Mateus, na costa sul do Pico, e ainda nas freguesias de Conceição, Matriz e Flamengos, na ilha do Faial (daqui).
Estivemos na cidade da Horta, Ilha do Faial, para prestar assistência. Regressamos alguns dias após à nossa base habitual, Ponta Delgada, S. Miguel.